10/05/2023 às 18h48min - Atualizada em 11/05/2023 às 00h00min

Fórum Ferrovias em Foco debaterá políticas públicas, desafios e oportunidades para o setor

Evento, organizado em parceria por ABIFER, SIMEFRE, ALAF Sede Brasil, IPT e ViaBrasil Comunicação, acontecerá dia 15 de junho

SALA DA NOTÍCIA ViaBrasil Comunicação/Revista Sobretrilhos
Divulgação

No dia 15 de junho, no auditório do IPT, na Cidade Universitária, acontece o primeiro Fórum Ferrovias em Foco – políticas públicas para o setor. Com o objetivo de debater as políticas públicas, os desafios e as oportunidades hoje no País para o setor ferroviário, o evento reunirá representantes do setor ferroviário e metroferroviário, governo federal e estaduais, empresas ferroviárias, entidades de classe, acadêmicos e especialistas do segmento. No encerramento, será realizado o lançamento do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF).

O encontro é organizado pela Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Associação Latino-Americana de Ferrovias - Sede Brasil (ALAF/Brasil), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e ViaBrasil Comunicação/Revista Sobretrilhos.

Dividido em quatros painéis, o fórum debaterá, durante todo o dia, os seguintes temas: Setor Ferroviário e as Políticas Federais, Setor Ferroviário e as Políticas Estaduais, Programas de Investimentos e Desenvolvimento – Foco em Cargas, Programas de Investimentos e Desenvolvimento - Foco Passageiros/Sistemas (metrô e trens metropolitanos e expansão).

Segundo Vicente Abate, presidente da ABIFER, o Fórum de Debates trará luz a um importante tema: as políticas públicas estaduais e federais para o setor ferroviário brasileiro. “Autoridades e especialistas mostrarão a relevância destas políticas para que o setor ferroviário se consolide na matriz de transporte nacional”, afirma o dirigente.

"É com imensa satisfação que apoiamos a realização deste prestigioso e importante evento da indústria ferroviária, que será um marco significativo para o desenvolvimento do setor. Acreditamos firmemente que, por meio do Ferrovias em Foco, seremos capazes de impulsionar e inspirar soluções inovadoras, trazendo um salto de qualidade e potencializando o papel estratégico do setor ferroviário para o Brasil", assegura Massimo Andrea Giavina-Bianchi, vice-presidente do SIMEFRE.

“País desenvolvido tem ferrovia forte! Isso só será possível com políticas públicas consistentes. A boa qualidade de vida das pessoas passa pelos trilhos. Isso só será possível com políticas públicas consistentes. O Brasil, por meio da ferrovia, será o principal provedor de alimentos do mundo, Isso só será possível com políticas públicas consistentes”, defende Jean Pejo, secretário geral da ALAF/Brasil.

De acordo com Liedi Bernucci, diretora-presidente do IPT, o Instituto vem de uma longa experiência em soluções para o setor ferroviário, especialmente no segmento de carga. “Temos notável capacidade laboratorial e expertise para ensaios e desenvolvimento de soluções aplicáveis às condições do país, incluindo o controle de qualidade de componentes dos veículos ferroviários, bem como das vias permanentes. O Instituto é parceiro tecnológico estratégico do setor produtivo, concessionárias, governos e sociedade em geral para contribuir com a competitividade brasileira no transporte ferroviário, sempre em conformidade com a sustentabilidade”, afirma.

Serviço

Fórum Ferrovias em Foco – políticas públicas para o setor

Data – 15 de junho (das 8h às 20h)

Evento híbrido

Local (presencialmente) – Auditório do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) - Av. Prof. Almeida Prado, 532 – Cidade Universitária

Informações: eventos@viabrasilcomunicacao.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ynovenoticias.com.br/.