04/05/2023 às 17h34min - Atualizada em 07/05/2023 às 00h00min

5 maiores redes de supermercados do mundo

Alguns supermercados, bem como redes de varejo, são tão grandes e conhecidos que conseguem, inclusive, influenciar o mercado

SALA DA NOTÍCIA Joaquim da Silva
Reprodução.

Os supermercados e as conhecidas lojas de departamento se tornam cada vez mais presentes em todo o mundo, sempre evoluindo e adaptando em busca de atender às mais variadas necessidades de consumo em diferentes regiões e culturas. 

 

Essas redes de varejo impactam significativamente a economia global, uma vez que são responsáveis por uma alta taxa de empregabilidade que se estende em larga escala. Além disso, essas redes são conhecidas por moldar algumas tendências de produção e consumo. 

 

Aliás, alguns supermercados, bem como redes de varejo, são tão grandes e conhecidos que conseguem, inclusive, influenciar o mercado. Dessa forma, eles acabam estabelecendo certos padrões para essa indústria. 

 

Neste artigo, mostramos quais são as 5 maiores redes de supermercados do mundo, um pouco da história de cada um, o que faz deles tão importantes para o mercado e muito mais! Continue a leitura! 

5 maiores redes de supermercados do mundo

Com base nas receitas anuais, podemos elencar cinco mercados como as maiores redes do mundo, são eles: Walmart, Costco, Kroger, Schwarz Group e Aldi, tendo suas histórias de origem respectivamente nos Estados Unidos e Alemanha. 

 

Vamos ver mais detalhes sobre eles a seguir!

1. Walmart

O Walmart é a maior rede de supermercados do mundo. Com sede nos Estados Unidos, sua história é marcada, principalmente, por uma expansão agressiva e focada em oferecer produtos com preços abaixo do mercado. 

 

Tudo começou em 1962, quando o empresário Sam Walton inaugurou sua primeira loja em Arkansas, nos Estados Unidos. Sua ideia era oferecer produtos a preços acessíveis para famílias de baixa renda.

 

A eficiência operacional e capacidade de negociar com fornecedores foi o que impulsionou o crescimento e a expansão do Walmart, transformando-o em uma rede presente em todo o continente norte-americano. E, logo em seguida, se espalhando por outros continentes e regiões ao redor do mundo.

 

Com um faturamento anual em torno de U$559 bilhões e mais de 11 mil lojas em 27 países, atualmente o Walmart é uma das empresas mais valiosas do mundo, com um enorme alcance global e um impacto significativo na economia. 

2. Costco

A Costco é a segunda maior rede de supermercados do mundo. Sua história tem origem  em 1983, quando James Sinegal e Jeffrey Brotman fundaram uma empresa em Seattle, também nos Estados Unidos. A ideia era promover uma loja de descontos que oferecesse produtos com os melhores preços.

 

Focando especialmente em membros que pagavam uma taxa anual para ter acesso às melhores ofertas, a Costco conseguiu expandir sua presença em todo Estados Unidos.

 

Pouco tempo depois, a empresa seguiu o fluxo da globalização e estendeu-se para os países mais próximos como o Canadá, México, para depois fazer seu caminho até países como o Reino Unido, Austrália e Japão. 

 

Sua fama está mais atrelada ao fato de ser reconhecida como uma empresa com ofertas de produtos a granel, como alimentos, bebidas, eletrônicos, entre outros.

 

Possui uma receita anual em torno de U$166 bilhões e mais de 800 lojas em 12 países.

3. Kroger 

Em terceiro lugar, temos a, também estadunidense, Kroger. Diferente do Walmart e da Costco, porém, essa rede só existe nos Estados Unidos. 

 

Sua história remonta a 1883, quando Bernard Kroger abriu sua primeira mercearia em Ohio. Considerado à frente do seu tempo, ele inovou em técnicas de armazenamento e distribuição. 

 

Ao longo dos anos, apoiado no crescimento de sua empresa, o empresário conseguiu expandir a presença em todos os Estados Unidos, chegando a adquirir outras empresas de supermercados e adicionando novas marcas e produtos em suas lojas. 

 

Atualmente, a Kroger segue a linha das outras redes citadas acima com uma ampla gama de produtos de mercearia que incluem, além de alimentos frescos, roupas, eletrônicos, entre outros.

 

Com um faturamento anual em torno de U$210 bilhões, a empresa varejista americana conta com 2.700 lojas em todo país.

4. Schwarz Group

Saindo um pouco do continente americano, a quarta maior rede de supermercados do mundo é uma empresa multinacional alemã Schwarz Group. 

 

Sua história começou na década de 30, quando Josef Schwarz abriu uma loja de alimentos em Heilbronn, na Alemanha. Com o passar dos anos, mais precisamente na década de 70, a empresa lançou a marca Lidl, uma loja de descontos conhecida por oferecer uma ampla variedade de produtos a preços baixos. 

 

Desde então, a Lidl se tornou uma das maiores redes de supermercados da Europa.

 

Vale reforçar que, além da Lidl, o Schwarz Group opera a marca Kaufland, uma rede de supermercados que oferece produtos de mercearia, alimentos frescos, eletrônicos e até roupas. 

 

Com um faturamento anual na casa dos €113 bilhões, o Schwarz Group conta com mais de 11 mil lojas espalhadas em 32 países.

5. Aldi 

Fechando nossa lista, temos outra rede alemã, a Aldi, que é uma das maiores redes de supermercados de descontos do mundo, operando sob duas marcas diferentes: Aldi Nord e Aldi Süd.

 

Sua história é datada de 1913, quando os irmãos Karl e Theo Albrecht assumiram a loja de sua mãe na Alemanha. Com o passar dos anos e o crescimento disparado, a empresa cresceu e foi dividida em duas empresas separadas no ano de 1961. 

 

Dessa forma, temos Aldi Nord e Aldi Süd, cada uma operando em diferentes regiões da Alemanha.

 

Atualmente, a empresa é referência em baixo custo e alto volume, oferecendo, também, uma seleção limitada de produtos de marca própria a preços baixos, das seguintes categorias: alimentos frescos, mercearia, roupas e itens em geral para casa. 

 

Sua receita anual gira em torno de €84 bilhões, e a Aldi conta com mais de 11.000 lojas em 20 países.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ynovenoticias.com.br/.