Um dos maiores desafios para uma gestão sustentável das finanças de condomínios é o equilíbrio entre receitas e despesas. Mas ninguém, nem mesmo aqueles síndicos que se orgulham de ter um planejamento financeiro exemplar, está imune a contratempos. Seja uma obra inesperada ou uma indenização trabalhista, o fato é que despesas emergenciais podem tirar o sono de qualquer gestor condominial, com impactos consideráveis para as finanças do condomínio e para o bolso dos condôminos.
Para situações como essa, uma modalidade vem ganhando força no mercado imobiliário: linhas de crédito personalizadas para o mercado condominial, concedidas por fintechs como a WohPag. Pensado para facilitar a obtenção de crédito, esse modelo conta com taxas de juros mais atraentes e possibilidade de flexibilização do parcelamento em curto, médio e longo prazos, o que ocorre graças a uma avaliação de riscos muito mais ajustada para a realidade de cada condomínio. Com isso, é possível oferecer um empréstimo customizado e muito adequado a cada situação.
Um condomínio pode cogitar a contratação de um empréstimo quando passa a utilizar um limite de cheque especial, quando há a impossibilidade de reajuste das cotas condominiais ou ainda quando há aumentos excessivos de contas de consumo, como água ou energia. Não é raro também condomínios serem surpreendidos com a necessidade de realização de obras ou outras emergências que comprometam o fundo de reserva.
Há ainda a possibilidade de investimentos para projetos de tecnologia ou sustentabilidade que tragam benefícios a médio ou longo prazos, como o uso de energia solar fotovoltaica, a individualização de hidrômetros e a automação de portarias.
Desde o início da oferta de empréstimos exclusivamente voltados para necessidades condominiais, o interesse em compreender como essas linhas de crédito podem ajudar na gestão financeira sustentável de condomínios vem crescendo em diferentes regiões do País. Ao facilitar e viabilizar formas simples e ágeis de contratar empréstimos e superar desafios financeiros, as fintechs têm se mostrado uma alternativa muito vantajosa para os condomínios que necessitem colocar as finanças em dia ou investir em melhorias. Essa nova modalidade é um alento para um mercado tão impactado pela necessidade de conciliar comodidades e custos. Os síndicos e os condôminos agradecem.
*Marcelo Assunção é CEO de WohPag
Sobre a WohPag
A WohPag é referência em soluções financeiras para as administradoras de condomínios. É uma instituição de pagamentos que disponibiliza serviços inovadores e facilidades financeiras, reduzindo custos, agilizando transações e melhorando a performance. Seus principais serviços são: individualização de contas digitais; cash-in: emissão de boletos; cash-out: liquidação de pagamentos; cartões: saque e débito: inadimplência zero, linhas de crédito personalizadas, antecipação de recebíveis.