23/03/2023 às 15h48min - Atualizada em 27/03/2023 às 00h00min

Aprenda a preparar um plano financeiro de curto e longo prazo

Confira mais sobre

SALA DA NOTÍCIA Victor
Pexels

Contar com a ajuda de um plano financeiro é algo que é importante não apenas para quem gerencia um negócio, como também para quem é responsável pela gestão de algo tão importante quanto, sendo no caso o controle dos gastos dentro de casa com a família.

Quanto maior foi o tamanho do seu projeto, maiores se mostram as suas responsabilidades. Nesse sentido, podemos falar tanto sobre uma companhia que acaba de abrir uma nova filial como também um casal que recebe a notícia de que um novo filho chegará em breve.

Todos os gastos associados a ambos os cenários apresentados devem ser organizados da melhor forma possível, de forma a garantir a melhor performance e bem-estar possível, seja em relação à gestão de um negócio ou à organização do conforto em sua residência.

O cuidado com ambas as finanças, apesar de estarem em campos totalmente diferentes, acaba por dividir algumas responsabilidades, tal como a procura pela melhor oferta de custo-benefício, seja ao procurar por pcmso preço ou pelo valor do leite no mercado.

Essa similaridade aponta para a importância de contar com um bom sistema financeiro de gestão, de forma independente àquilo que será gerenciado, sejam eles os recursos de uma empresa ou então o patrimônio que faça parte da realidade de um jovem casal.

Mesmo com toda essa importância, não são todos aqueles que possuem uma boa relação com dinheiro, o que pode ser um problema para quem é responsável pela gestão de algum tipo de projeto, o que vale para o controle de um negócio e para a administração da casa.

Ainda nesse sentido é importante saber como definir também qual será a distância do seus planos, levando em conta objetivos mais próximos, como pagar as contas do mês, ou objetivos maiores, como a compra de um imóvel próprio, seja para família ou empresa.

No lado dos negócios a resposta para esse tipo de cuidado pode estar com a ajuda de diversas tecnologias modernas, como pode ser o caso de um serviço de consultoria totvs protheus, enquanto para uma gestão familiar basta lidar com certas estratégias.

Seja qual for o campo a ser tratado, é importante saber como lidar com um bom sistema de planejamento financeiro, levando em conta os seus objetivos não apenas a longo prazo, como para um limite menor em relação às suas metas, seja em casa ou em um negócio.

A importância de um plano de finanças

A ideia por trás de um planejamento financeiro envolve o controle de tudo aquilo que envolve a gestão de finanças por trás de um projeto, o que inclui todo tipo de responsabilidade, tal como as contas a serem pagas antes do seu vencimento.

Até mesmo essa questão do prazo entra como uma das responsabilidades de um planejamento financeiro, de modo a evitar qualquer aplicação de juros ou acréscimo que possam tornar suas dívidas em problemas maiores, prejudicando assim suas finanças.

Em relação a criação de um plano de finanças, é importante olhar para esse sistema frente a dois modelos específicos, tanto em relação aos seus objetivos a curto ou a longo prazo, para então melhor lidar com suas metas a serem conquistadas em seu futuro.

Plano financeiro a curto prazo

Esse tipo de cuidado está associado ao controle das suas funções dentro de um limite menor de tempo, normalmente sendo o caso das suas obrigações mensais, o que envolve o pagamento de todas as contas que chegam no começo do mês, o que inclui:

  • Luz;
  • Internet;
  • Água;
  • Gás;
  • Aluguel.

Essas são dívidas que surgem de forma recorrente, tratando-se de serviços essenciais para a sua vida cotidiana, com tal relação se tornando ainda maior à medida do tamanho de uma família, contando então com cada componente dentro de casa.

A gestão de um negócio também precisa lidar com essas responsabilidades a curto prazo, com um serviço de manutenção de empilhadeiras elétricas tendo que pagar por todas as suas responsabilidades para se manter em um espaço positivo dentro do seu mercado.

Esse é talvez o cenário que mais deve ser visto com atenção por parte de um indivíduo, já que o não cumprimento dessas metas a curto prazo pode afetar diretamente o seu planejamento junto a objetivos maiores e mais distantes.

Plano financeiro a longo prazo

Ao falar de objetivos mais distantes podemos falar tanto sobre a compra de uma casa maior ou um novo carro, como também para a expansão de um negócio que fornece barra chata de alumínio branco, ampliando assim o seu número de clientes ao seu redor.

Em relação às suas metas a longo prazo, é possível dar destaque a objetivos que normalmente lidam com a compra de novos patrimônios, realizar uma viagem ou qualquer outro tipo de ação que necessite um certo investimento financeiro a ser conquistado.

Para resolver ambos os seus objetivos, tanto os de curto como os de longo prazo, é importante saber como lidar com um bom planejamento financeiro, com tal organização sendo possível a partir de várias etapas a serem seguidas para obter bons resultados.

Como preparar um bom planejamento financeiro?

Seja em relação aos seus objetivos a curto ou a longo prazo, é importante que exista um bom planejamento financeiro por trás deles, até mesmo para reconhecer como suas dívidas do dia a dia podem impactar nos planos maiores que façam parte do seu pensamento.

Com isso em mente, para que seja possível cuidar melhor tanto das suas finanças pessoais como da gestão econômica de um negócio, como um laboratório de calibração, é indicado estar atento a algumas ações que podem ajudar nessa organização:

Defina seus propósitos a curto e longo prazo

Para alcançar algum tipo de objeto, primeiro é preciso saber exatamente a qual tipo de norte você pretende chegar. Nesse sentido, é importante colocar no papel tanto quais são as suas metas como as suas prioridades em relação a todos os objetivos a serem descritos.

A partir dessa definição se torna possível saber como melhor lidar com suas responsabilidades, além daquilo que será necessário para conquistar tal objetivo. Saber a quantidade de parcelas e o valor de um carro pode ajudar em sua compra, por exemplo.

Anote todas as suas transações e objetivos

Esclarecer quais são as suas metas, como um valor específico a ser juntado para comprar um novo imóvel, é algo importante, como descrito anteriormente, no entanto é preciso olhar também para todas as dívidas que podem surgir no caminho até esse objetivo.

Diante disso se torna mais fácil para uma gestão escolar poder se planejar para uma reforma total do seu pátio, sabendo que antes terá de lidar com algumas despesas, como na compra de sirenes para escola após o desgaste do material usado no momento.

Deixar tudo devidamente anotado, seja em um programa ou em um simples caderno de anotações, pode ajudar até mesmo a compreender melhor sua situação financeira e o quão longe você pode estar de alcançar seus objetivos, seja de curto ou longo prazo.

Negocie suas dívidas

Antes de lidar com seus planos para o futuro, é necessário arcar com os seus problemas do presente, reconhecendo o quanto eles podem te atrapalhar, com suas dívidas podendo crescer exponencialmente graças à aplicação dos juros e impostos de cada época.

Para evitar com que isso estrague todos os seus planos, é importante ter um conhecimento de todas as suas dívidas, com isso à sua frente se tornando mais fácil recorrer aos bancos e credores uma forma de diminuir seus valores, para ser possível então quitá-las.

Crie uma reserva de emergência

Mesmo com todo o planejamento financeiro, é impossível prever quando algo inesperado pode ocorrer, como a necessidade de uma fábrica de comprar por uma nova empilhadeira trilateral, afetando diretamente a renda que estava sendo acumulada para algum plano.

Para evitar o adiamento dos seus planos em casos assim, é importante contar com algum tipo de reserva de emergência, um dinheiro que deve ser juntado justamente para lidar com situações do tipo, sem que isso afete seus planos gerais a curto ou a longo prazo.

Considere possíveis investimentos

A depender da distância do seu objetivo, como comprar uma casa daqui a três ou cinco anos, pode acontecer do dinheiro guardado ir perdendo o seu valor, deixando as suas metas ainda mais longe de serem cumpridas.

De forma a evitar isso, é indicado se informar sobre possíveis investimentos a serem feitos, de modo a manter o seu dinheiro em circulação, podendo até mesmo facilitar o alcance de qualquer que tenha sido o seu propósito definido.

A partir desse tipo de planejamento é possível garantir desde o pagamento das contas do mês até a compra de uma nova resistência para boiler para uma fábrica, tudo a depender do tipo de organização financeira a ser adotada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ynovenoticias.com.br/.