14/03/2023 às 15h24min - Atualizada em 16/03/2023 às 00h00min
No Dia do Consumidor, conheça 5 dicas para ser um comprador mais consciente
Site especializado em ajudar o consumidor a fazer escolhas, mybest Brasil lista ações simples para um consumo mais sustentável
SALA DA NOTÍCIA mybest Brasil
https://mybest-brazil.com.br/
divulgação O Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março, já está consolidado como uma importante data para o comércio, com um aumento significativo nas vendas, impulsionado por descontos que podem chegar a 80%.
A data, criada com a motivação de alertar sobre os direitos dos consumidores, também é uma oportunidade de reflexão sobre como o poder de escolha é uma ferramenta importante na construção de uma sociedade mais sustentável.
O consumidor interessado em usar o seu poder de escolha em prol de um consumo mais consciente pode começar com algumas ações simples. A primeira delas é refletir sobre a real necessidade de adquirir um determinado produto, fazendo escolhas mais racionais e menos emocionais.
Feito isso, é importante pesquisar não apenas o preço, mas as características e a qualidade dos produtos, de forma a ter mais segurança de que o produto escolhido corresponde à necessidade em questão. Essa conduta pode evitar a compra de um objeto que ficará parado em um canto da casa justamente por não atender às expectativas.
Além dessas, há diversas outras pequenas ações que podem ser implementadas no dia a dia para um consumo mais responsável. Aqui vão cinco dicas preparadas pela
mybest Brasil: 1 - Antes das compras, faça uma lista do que precisa e seja fiel à ela Quando vamos às compras, é comum sermos seduzidos por promoções, propagandas e apelos que nos levam a compras impulsivas. A lista é uma ferramenta útil para driblar as tentações e manter o foco naquilo que, racionalmente, precisamos.
2️ - Questione a origem dos produtos Para entender a origem de um produto é importante pesquisar e conhecer a marca por trás daquele produto, saber quais são os seus valores, como ela remunera sua mão de obra e seus fornecedores, como são seus processos produtivos e o impacto deles no planeta. Essas informações costumam ser encontradas nos sites das marcas que realmente se importam com essas questões. Outra forma de garantir a origem de um produto é comprar localmente, comprar direto do produtor ou usar aplicativos que ajudem na rastreabilidade de ingredientes e boas práticas.
3️ - Prefira matérias-primas naturais que não poluam os oceanos Você já ouviu falar em microplásticos? São partículas de plástico de até 5mm que vão parar no oceano e são prejudiciais à vida marinha e ao ser humano. Essas partículas chegam até lá de diferentes formas: pela lavagem de roupas feitas de fibras sintéticas, pelo uso de cosméticos e produtos de higiene com microesferas de plástico em sua composição ou pelo descarte incorreto do lixo, para citar apenas algumas. Na dúvida, prefira tecidos e ingredientes de origem natural.
4️ - Compre itens de segunda mão, reutilize, conserte, recicle, doe Transformar a xícara lascada em um vasinho de suculentas, comprar em brechós, trocar livros com os amigos, ressignificar, recriar... Atos que estão em alta, geram economia e diminuem o passivo ambiental do seu consumo.
5️ - Separe e destine corretamente o seu lixo Informe-se sobre a coleta seletiva no seu bairro ou na sua cidade e faça a sua parte. Se descobrir que não há coleta seletiva, procure as autoridades competentes, fale com seus representantes, mobilize-se coletivamente. Dar o destino correto aos nossos resíduos é um dos primeiros passos na busca por um modo de vida mais sustentável.