23/02/2023 às 17h09min - Atualizada em 27/02/2023 às 00h00min

Como evitar desistência de compras por problemas de logística

Especialista traz três dicas que podem evitar problemas na entrega de produtos

SALA DA NOTÍCIA Pedro Neto
Divulgação

Mais da metade dos consumidores brasileiros - 54% - desistiram de fazer compras online devido ao prazo de entrega dos produtos e 73% abandonaram o carrinho por causa do valor do frete. Os dados são da recente pesquisa “Tendências e Mercado”, realizada pela Dito e Opinion Box.

“Uma logística de entregas eficiente é determinante para a performance dos players do varejo. Cada empresa deve buscar um sistema que traga eficiência, agilidade, qualidade de entrega e uma boa experiência de compra, se quiser se manter competitiva no mercado”, ressalta Fernando Sartori, founder e CEO da Uello, logtech especializada em logística urbana, que realiza mais de sete mil entregas por dia, para mais de 150 clientes, entre eles MMartan, Petz, Polishop, Dengo e Mobly.

Pensando em grandes períodos de compras, o especialista separou três dicas de sistemas logísticos que trazem eficiência e melhores resultados de mercado. Confira:

1 - Gestão em tempo real

Tecnologias de gestão de entregas em tempo real permitem que os consumidores rastreiem os produtos comprados, por meio de um mapa, no qual podem visualizar o local em que o produto está e o trajeto que está sendo realizado. Essas soluções ainda geram uma previsão de quanto tempo o produto levará para chegar até o destino final. 

“Poder acompanhar o itinerário e receber alertas sobre o deslocamento da compra eleva a qualidade do serviço e a satisfação do consumidor. Isso tem resultado nas vendas e na fidelização”, garante Sartori. 

2 - Logística de distribuição

Ferramentas voltadas a esse aspecto do negócio otimizam o tempo de distribuição de produtos. Por meio delas, as empresas conseguem controlar atentamente as trajetórias das mercadorias, desde a sede da empresa ou dos centros de distribuição, até a entrega para o cliente final.

Esse acompanhamento permite às equipes de marketing, gestão e controle unirem-se e definirem as melhores estratégias para reduzir o tempo de distribuição e de entregas.

“São sistemas seguros, que evitam problemas logísticos, otimizam o tempo e elevam os índices de satisfação dos consumidores. As empresas definem os hubs, as empresas parceiras e as melhores estratégias para que as entregas cheguem ao destino final”, declara o especialista. 

3 - Milk Run 

Esse sistema consiste em reduzir o número de veículos da frota em circulação e o número de viagens realizadas, a partir de rotas inteligentes que não se cruzam e não se repetem. Ou seja, um único entregador faz entregas em diferentes pontos, com um itinerário planejado para ser o mais eficiente possível, funcionando como uma rota única. E o mesmo veículo que faz as entregas também coleta itens de devolução ou troca.

“Esse modelo tem sido utilizado pelos grandes players do varejo porque traz agilidade nos prazos de entrega e redução de custos, inclusive com combustível, além de ser mais sustentável, porque reduz a emissão de gases”, finaliza o CEO.


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