24/02/2023 às 15h48min - Atualizada em 25/02/2023 às 00h00min

ABGD reúne lideranças empresariais para potencializar o crescimento da geração própria de energia no Brasil

A entidade prevê o acréscimo de aproximadamente 8 GW de potência em GD no sistema elétrico em 2023, além de investimentos superiores a R$ 36 bilhões

SALA DA NOTÍCIA Lucas Caldini
Divulgação/ABGD
A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) lançou neste mês, durante evento realizado para as lideranças da entidade, o Conselho Empresarial ABGD. Composto por 16 membros e coordenado por Silla Motta, o objetivo do Conselho é contribuir para o crescimento da geração distribuída no Brasil e, consequentemente, ampliar a atuação das empresas associadas à ABGD.

“Essas lideranças estão na linha de frente e conhecem todos os desafios do mercado de geração própria de energia”, comenta Guilherme Chrispim, presidente da ABGD.  “O Conselho Empresarial irá contribuir, por exemplo, para acompanharmos o desenvolvimento de novas tecnologias que agreguem valor à geração própria de energia, para identificarmos lacunas de informação e para dinamizarmos a atuação da ABGD em frentes como a qualificação profissional e a segurança de projetos”, destaca o executivo, que se mostra confiante com o avanço da modalidade mesmo com as recentes mudanças regulatórias no segmento.

A previsão da entidade é que, somente em 2023, a GD acrescente 8 gigawatts (GW) ao sistema elétrico, com possibilidade de alcançar 25 GW de capacidade instalada até o final do ano. Além disso, a associação estima que, em 2022, foram investidos cerca de R$ 36 bilhões em GD, número que tende a crescer em 2023.
O Conselho Empresarial da ABGD é composto por:
  • Silla Motta - Coordenadora
  • Cláudio Ribeiro, CEO da 2W Energia
  • José Márcio Rosa, CEO da Embrastec
  • Allan Cordeiro, CEO do Grupo Melo Cordeiro
  • Frederico Araújo, CEO da DEODE
  • Arthur Sousa, CEO da GDSun
  • Bernardo Marangon, sócio administrador da Exata Energia
  • Andrew Storfer, CEO da América Energia
  • André Mendonça, COO da Bulbe
  • Raphael Eckmann, COO da Athon Energia
  • Eliane Cândido, gerente de Negócios Corporativos da Clamper
  • Italo de Pra Neto, diretor da Nexen
  • Daniel de Rocha, CEO da Tangipar
  • Jackson Chirollo, CEO da Edmond Tecnologia
  • Gustavo Malagoli, diretor da Energisa
  • Marcelo Rodrigues, VP de Negócios, Marketing & Inovação da Unicoba


Segundo Silla Motta, “o Conselho terá um papel importante para prestar consultoria e também ampliar o diálogo com os agentes envolvidos na GD, tanto públicos quanto privados. Além disso, a formação desse grupo de trabalho promove mais proximidade e agilidade no aproveitamento das oportunidades de negócios. Para isso, a experiência e o conhecimento setorial que os membros do Conselho têm são essenciais”.
Por meio de encontros periódicos, os executivos se reunirão para, entre outras tarefas, compartilhar conhecimento, promover networking, pesquisar tendências de inovação e desenvolvimento e fornecer suporte técnico, jurídico e regulatório para as empresas associadas.

Sobre a ABGD
A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), maior associação brasileira do setor de energias renováveis, conta com mais de 1.000 empresas associadas, entre provedores de soluções, EPC's, integradores, distribuidores, fabricantes, empresas de diferentes portes e segmentos, além de profissionais e acadêmicos, que têm em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída. A ABGD é a associação da geração própria de energia do Brasil.
Fundada em 2015 para defender as demandas de empresas dedicadas à microgeração e minigeração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, a ABGD representa seus associados junto aos órgãos governamentais, entidades de classe, órgãos reguladores e agentes do setor. Mais do que isso, trabalha para a difusão da GD para os diferentes setores da sociedade, incorporando os conceitos de sustentabilidade, retorno financeiro, eficiência energética e previsibilidade de gastos no que tange à geração e consumo de energia no local de consumo ou próximo.

SP4 Comunicação Corporativa – Agência de Comunicação da ABGD
Carlos Moura – (11) 98243-9332 – carlos.moura@sp4com.com.br
Heloisa Pereira – (11) 98582-6105 - heloisa.pereira@sp4com.com.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ynovenoticias.com.br/.