15/02/2023 às 17h14min - Atualizada em 16/02/2023 às 00h00min

Energia dolarizada e combustíveis taxados elevam inflação em quase 1 ponto percentual

SALA DA NOTÍCIA Elisa Polonio
Divulgação
   A inflação vai subir quase um ponto percentual, pelo menos. Os vilões são a energia calculada em dólar e a desoneração dos combustíveis.
   O fato de a Aneel calcular a energia em dólar – usando apenas o valor da energia gerada em Itaipu binacional em vez de adotar a média de todas a usinas hidrelétricas do país – vai ter um impacto de 0,32 ponto percentual na inflação, segundo estudo de Gesner Oliveira, sócio da GO Associados, e Hamilton Guerra, especialista do setor. Só isso já acarreta um efeito econômico de R$ 5,6 bilhões/ano para a sociedade. Ou seja, estamos pagando 360% mais caro pela energia - e em dólar.
   Além disso, no dia 1º de março, deve acabar a desoneração de etanol e gasolina, o que terá um impacto de 0,62 ponto percentual na inflação.
   Isso ocorre justamente num momento em que chove muito e as usinas hidrelétricas estão vertendo água – e o custo de geração de energia do país é literalmente zero. 
   Ou seja, a energia elétrica não deveria subir. Ao contrário, deveríamos aproveitar essa oportunidade para o processo de reindustrialização da economia brasileira, fazendo uso de energia barata e limpa para o processo produtivo das empresas, gerando assim crescimento econômico, renda e emprego.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ynovenoticias.com.br/.