03/02/2023 às 10h51min - Atualizada em 07/02/2023 às 00h00min

VEREADROR EDUARDO GINEZ TUDO AZUL LANÇA TERCEIRA EDIÇÃO DO CÂMARA JOVEM EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

O projeto permite com que jovens do Ensino Fundamental II e Médio sejam vereadores por um dia, exercendo as funções do cargo

SALA DA NOTÍCIA Mariana Buccieri
Oscar Jupiraci
São Bernardo do Campo, 3 de fevereiro de 2023 – O vereador de São Bernardo do Campo Eduardo Ginez Tudo Azul (PSDB), anuncia a terceira edição do Projeto Câmara Jovem. Com o intuito de trazer o jovem para a política, o objetivo da ação é permitir com que os estudantes vivenciem as atividades exercidas pelos vereadores, iniciando o entendimento sobre a vida pública legislativa e a importância de aprender sobre a governança. Na ação, os 28 vereadores da cidade cederão seus lugares para que estudantes do Ensino Fundamental II e Médio de escolas particulares e públicas, apresentem propostas e projetos de lei que entendam ser úteis ao município e população.

“Aproximar o jovem com a política é uma das minhas bandeiras, porque eles serão o futuro de nosso país. Me orgulha muito encabeçar este projeto, porque auxilia na formação e desenvolvimento deste público como cidadãos e futuros eleitores”, ressalta Eduardo Ginez Tudo Azul.

O Câmara Jovem foi criado em 2004 através do Projeto de Resolução nº 007/2004 e aprovado pela maioria absoluta dos vereadores. As escolas podem inscrever seus alunos na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo ou diretamente no gabinete do vereador Eduardo Ginez Tudo Azul, até o começo de agosto. As sessões do Câmara Jovem acontecem nos dias 22 e 24 de agosto no Plenário Tereza Delta, na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, exatamente no local onde os vereadores exercem suas atividades legislativas.

Na primeira fase do Câmara Jovem, cada escola fica responsável em promover o interesse entre os alunos, para apresentarem seus projetos. Neste momento, é importante que o estudante analise, junto à comunidade, colegas de classe e professores, quais ideias e iniciativas beneficiariam o município. Assim que concluído, o projeto é enviado à Câmara Municipal de São Bernardo e, a comissão julgadora especial, seleciona 28 jovens para se tornarem os vereadores eleitos. Respeito ao formato do projeto de lei, gramática correta, concisão, clareza, pertinência em relação ao tema do partido, originalidade e exequibilidade de propositura são alguns dos critérios que os projetos precisam para terem a oportunidade de serem selecionados.

Assim como no início da legislatura, os jovens vereadores elegem os participantes da Mesa Diretora para ocuparem o cargo de presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários. A votação pública é feita através de uma cédula devidamente assinada e considera-se vencedor, aquele que obtiver a maioria dos votos.

No dia do evento, os alunos eleitos deverão ir até a Câmara Municipal acompanhados de seus responsáveis e integrantes das escolas, para diplomação e posse dos vereadores eleitos. A Sessão Solene é iniciada após eleição da Mesa Diretora e os jovens debatem sobre os projetos, votando a favor ou contra as propostas apresentadas.
As escolas particulares podem enviar seus projetos para a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo ou para o gabinete do vereador Eduardo Ginez Tudo Azul, através do e-mail eduardotudoazul@camarasbc.sp.gov.br.

Informações para imprensa
Mariana Buccieri
(11) 99514-3495
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ynovenoticias.com.br/.