O Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica especializada em socioaprendizagem, realizou 70 oficinas de geração de renda em 2022. A entidade capacitou em diferentes comunidades e territórios em que atua, estimulando o empreendedorismo por meio do desenvolvimento de habilidades para produção de itens ou oferta de serviços que geram receita imediata e aquecem a economia local. Foram trabalhados 31 diferentes temas, dentre eles, produtos de limpeza sustentável, ovos de páscoa, decoração de festas e eventos, maquiagem, tranças, panetone trufado, entre outros. Ao todo, mais de 1300 munícipes foram beneficiados com as oficinas, que permitiram adquirir conhecimentos para obter uma renda extra ou explorar uma nova fonte de recursos.
Para 2023, estão previstas, até o momento, 89 oficinas de geração de renda. Elas serão ofertadas entre as 8 filiais ou unidades de atendimento do Espro. Essas oficinas têm como público alvo o núcleo familiar de adolescentes e jovens participantes do curso gratuito de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) e o Programa de Socioaprendizagem (PA), bem como, munícipes atendidos em articulação com a rede socioassistencial ampliando o público atendidos pelo Espro.
“As oficinas são ações com foco na superação da condição de vulnerabilidade social buscando gerar oportunidades de inclusão no mercado de trabalho a partir do desenvolvimento de conhecimentos específicos, habilidades e atitudes em diferentes áreas. Como resultado, observamos a complementação da renda familiar, o fortalecimento de vínculos sociais, com consequente elevação da autoestima, melhoria na qualidade de vida, trabalho e renda e surgimento de novos negócios”, destaca o superintendente do Espro, Alessandro Saade.
Sobre o Espro
O Espro (Ensino Social Profissionalizante) atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social ao mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, a entidade cumpre cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.
O objetivo principal do Espro é permitir aos adolescentes e jovens desenvolver seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, Seja por meio de projetos de formação profissional instituída pela Política Nacional da Assistência Social.
Em 43 anos de existência, a entidade encaminhou 430 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou 1 milhão de atendimentos sociais, por intermédio de visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.
As empresas e parceiros do Espro têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades.
O Espro tem 8 filiais e 50 núcleos regionais espalhados pelo Brasil, alcançando 919 municípios, capacitando anualmente mais de 20 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro (RAE) que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem (SAE).